top of page
Foto do escritorEngenheira Especialista Carla Heinzen

Quais são as classes de incêndios e os tipos de extintores?

Atualizado: 10 de dez. de 2020


Você sabia que nem todos os incêndios são iguais?


Para que ocorra um incêndio é necessário que haja a combinação de três elementos: o combustível, o comburente e o calor.

  1. Combustível: Material que libera energia para a queima, ou seja, qualquer material que esteja sujeito a queima, como por exemplo, papel, madeira, tinta, óleo, gasolina etc.

  2. Comburente: É a substância que reage quimicamente com o combustível, ou seja, que faz o material entrar em combustão. O comburente mais comum é o oxigênio.

  3. Calor: Fonte para iniciar a reação entre os três elementos, ou seja, o calor necessário para iniciar a reação.

Desta forma, sabemos que os combustíveis podem ser vários. Assim, os incêndios são separados em classes, que variam conforme os materiais combustíveis.



Mas quais são as classes de incêndio?


Classes de incêndio: Classe A para aparas de papel e madeira; Classe B para líquidos inflamáveis; Classe C para equipamentos elétricos; Classe D para materiais combustíveis; e Classe K para óleo e gordura.
Classes de Incêndio de acordo com o material combustível

Existem classes de incêndio que abrangem materiais de características semelhantes. Como mostrado a seguir:

  • Classe A: Incêndios que ocorrem em papel, algodão, tecido, borracha e madeira. A tendência é que este tipo de incêndio gere carvão e cinzas. Esta classe de incêndio deve ser combatida por resfriamento, que pode ser obtido através do extintor de H2O.

  • Classe B: Incêndios que ocorrem em líquidos e gases inflamáveis como querosene, gasolina, óleo, parafina, tintas, graxa, GLP. Este tipo de incêndio deve ser combatido com extintores de pó químico e gás carbônico.

  • Classe C: Incêndios que ocorrem em equipamentos elétricos, como máquinas, transformadores, quadros de comando, motores, geradores, cabos e etc. Para esta classe de incêndio, não pode ser usado extintor de água, que poderia levar a acidentes maiores. O ideal é a utilização de extintores de pó químico.

  • Classe D: Incêndios que ocorrem em metais como selênio, zinco, titânio, urânio, lítio e etc. É ideal para este tipo de incêndio o uso de pó químico especial para cada tipo de metal.

  • Classe K: Incêndios em óleo. Este tipo de incêndio deve ser combatido com extintor em solução especial de acetato de potássio diluído em água.

É importante conhecer as classes de incêndio para saber qual tipo de extintor é o mais adequado para que seja possível apagar o incêndio e evitar acidentes ainda maiores. Conhecendo melhor as classes dos incêndios, pode ser escolhido o tipo de extintor mais recomendado.


Mulher apagando um incêndio com extintor de gás carbônico.


E quais são os tipos de extintores existentes?


Existem extintores constituídos por diversos materiais, recomendados para cada classe de incêndio. Os principais extintores e seus usos estão citados a seguir:

  • EXTINTOR PQS – Composto de pó químico seco, proveniente de bicarbonato de sódio e bicarbonato de potássio, ureia, fosfato de amônia juntamente com outros compostos. Estes são indicados para classe B e C, não podendo ser utilizado em incêndio classe D.

  • EXTINTOR AP – Composto por água pressurizada (H2O), indicado para incêndio classe A, não sendo indicado o uso para incêndios em classe B e C.

  • EXTINTOR PQE – Pó químico especial, sendo composto de material específico para cada tipo de combustível, como por exemplo cloreto de sódio, monofosfato de amônia, grafite, ou cloreto de bário. Sendo indicados para incêndios classes A, B e C.

  • EXTINTOR DE ESPUMA MECÂNICA – Composto por líquido gerador de espuma, água e ar. Utilizado por meio de abafamento e resfriamento, é indicado para classes A e B, sendo proibido o uso em incêndios classe C.

  • EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO – Composto por gás carbônico utilizado por meio de abafamento e resfriamento é indicado para classes B e C. Este tipo de extintor atua em incêndios em líquidos inflamáveis e em equipamentos elétricos.

  • EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA – Composto por água e acetato de potássio, indicado para incêndio classe K.

Portanto, a partir do conhecimento das classes de incêndio e dos tipos de extintores existentes no mercado, deve sempre ser observado os tipos de materiais e equipamentos existentes nos ambientes de instalação dos extintores para garantir melhor funcionalidade, além de custo benefício da instalação do sistema e o atendimento as normas do corpo de bombeiros de cada estado.


Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco.


 

Este conteúdo é parte do compromisso da Forbee Engenharia de descomplicar a Engenharia Civil para os brasileiros. Ainda não conhece a Forbee? Saiba mais sobre nossas soluções e nossa história aqui.



Sobre a autora


Carla Heinzen é formada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Se especializou em Prevenção contra Incêndio e Pânico (área pela qual é apaixonada) e em Estruturas de Concreto. Atualmente é diretora do time de Engenharia da Forbee.



Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


teste
Nov 14, 2020

Ansiosa para ver esse blog bombando!

Like
bottom of page