O que é infiltração?
Infiltração é o processo pelo qual um líquido (como água) desloca-se pelos espaços de corpos sólidos. Ou seja, quando a água movimenta-se pelo interior de um corpo sólido, como uma parede e o próprio chão.
É normal a entrada de água pelas portas e janelas de uma edificação?
Sabe-se que a norma de desempenho NBR 15.575 cita que devem ser garantidas as condições de estanqueidade (que evitam vazamentos) em uma edificação, pois em relação a umidade, ocorre a deterioração acelerada da edificação através da umidade proveniente da exposição da edificação à água de chuva.
"Quando chove entra água pelas minhas portas e janelas!"
Não é normal que uma esquadria permita a entrada de água, pois isto reflete em vários problemas a longo prazo. Sabe-se que existem materiais de acabamento que não são resistentes a umidade, como por exemplo os pisos laminados. A entrada de água através de uma esquadria com este tipo de piso levaria a deterioração do mesmo a longo prazo. Este é apenas um exemplo, existem uma série de consequências que podem ser geradas por situações de infiltração.
Então, por que isso ocorre?
A infiltração de água através de uma esquadria pode ocorrer por falhas de instalação ou de fabricação, e por falta de quadros fixos ou móveis esquadriados, por isso é importante que a esquadria tenha a justaposição das folhas com as guarnições estanques a água da chuva, além de outros tipos de falhas. Além disso, as instalações podem apresentar falhas geradas pela dificuldade da execução dos serviços no local de instalação. Por isto, é importante que o projeto seja revisado e que a fabricação e instalação seja procedida seguindo os critérios de qualidade.
Como ocorrem as infiltrações em esquadrias?
Existem várias formas de ocorrer infiltração em esquadrias:
Pelo peitoril, que é geralmente caracterizada pela formação de manchas de mofo ou bolor no revestimento interno abaixo da esquadria;
Pela soleira da porta, geralmente em varandas ou sacadas, que em momentos de fortes chuvas podem permitir a infiltração de água por transbordamento dos trilhos ou por falta de vedação no perímetro da esquadria;
Infiltração por falha no chumbamento que ocorre, por exemplo, em esquadrias de madeira, ferro laminado, chapas de aço, alumínio e PVC, pois são chumbadas diretamente na alvenaria com argamassa. O problema geralmente ocorrido é a infiltração pela parte inferior da esquadria por falha ou falta de chumbamento do contramarco (contorno de alumínio preparado para ser chumbado no vão onde futuramente será instalado a esquadria de alumínio).
Como evitar as infiltrações em esquadrias?
No momento da instalação, a mesma deve ser realizada de forma que existam folgas mínimas necessárias ao funcionamento das partes móveis e os caixilhos devem possuir dispositivos que permitam a drenagem da água que possa vir a penetrar no interior dos perfis.
As juntas entre a esquadria e a alvenaria, peitoril, concretos e soleiras deverão ser calafetadas (vedadas ou seladas) com massa vedante elástica ou plástica permanente de forma que sejam preenchidos totalmente os espaços.
Em infiltrações que ocorrem pelo peitoril deve ser previsto um caimento para a parte externa da alvenaria de no mínimo 1%, e deve ser feito um revestimento com material resistente a água da chuva.
Ainda, é importante considerar a possibilidade da ocorrência de fissuras e prever a vedação com mástique de silicone ou poliuretano.
Este conteúdo é parte do compromisso da Forbee Engenharia de descomplicar a Engenharia Civil para os brasileiros. Ainda não conhece a Forbee? Saiba mais sobre nossas soluções e nossa história aqui.
Sobre a autora
Carla Heinzen é formada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Se especializou em Prevenção contra Incêndio e Pânico (área pela qual é apaixonada) e em Estruturas de Concreto. Atualmente é diretora do time de Engenharia da Forbee.