top of page
Foto do escritorEngenheira Especialista Carla Heinzen

O que é Vida Útil de Projeto (VUP) e por que isso é importante?

Atualizado: 10 de dez. de 2020


Você sabe o que é vida útil de projeto?


A norma 15575 em sua Parte 1 conceitua vida útil de projeto como uma medida temporal da durabilidade de um edifício ou suas partes, ou ainda, pode ser definida como a relação entre o custo global e o tempo em que se usufruirá do possível bem. A vida útil pode ser dita como o prazo de durabilidade de um determinado elemento, considerando as necessidades de proteção ao usuário, obtido a partir de dados históricos do desempenho deste elemento, ou ainda através de ensaios de envelhecimento acelerado.

Vida Útil de Projeto é o "Período de tempo estimado para o qual um edifício e/ou seus sistemas, elementos e componentes são projetados a fim de atender às atividades para as quais foram projetados e construídos". ABNT NBR 15.575 (2013)
Definição de Vida Útil de Projeto (VUP) pela ABNT

Vida útil de projeto deve ser entendido como o período de tempo estimado para qual o sistema de uma edificação foi projeto a fim de atender o desempenho exigido por norma. Porém, para que isto aconteça, é necessário que os materiais utilizados, além dos métodos executivos de uma edificação sejam de qualidade compatível com a vida útil de projeto a ser atendida, devendo ainda haver manutenções preventivas e corretivas durante o período de uso de uma edificação.


O que é manutenção preventiva?


Manutenção preventiva pode ser dita como um conjunto de atividades planejadas e estipuladas em um programa, que pode ser desenvolvido em forma de manual, a fim de que as atividades a serem realizadas sejam colocadas de forma metodológica para que cumpram a função de prolongar o tempo de vida útil da edificação. Ou seja, a manutenção preventiva é a realização de atividades recomendadas, que devem ser realizadas em períodos predeterminados, ou conforme critérios prescritos, a fim de reduzir falhas ou a degradação dos componentes de uma edificação.


Mas quanto tempo uma edificação deve durar?


A NBR 15.575 nos dá parâmetros para a vida útil de um projeto, determinados em período mínimo em anos. Estes parâmetros auxiliam os profissionais no momento da escolha e do dimensionamento dos projetos e sistemas de uma edificação. A seguir são apresentadas as tabelas retiradas da NBR 15.575 - 1 (2013).


Trecho da ABNT NBR 15.575 (2013) que trata da Vida Util de Projetos estruturais, vedações, coberturas, revestimentos, pinturas, pisos e mais.
Trecho da ABNT NBR 15.575 (2013) que trata da Vida Util de esquadrias internas, instalações prediais, equipamentos funcionais, e mais.
Trechos da ABNT NBR 15.575 (2013)

E se o item que eu preciso não constar na tabela?


Vale lembrar que alguns elementos podem não constar na tabela apresentada na norma, desta forma é recomendado que o construtor ou incorporador especifique no manual de utilização os prazos de garantia destes elementos, além de que os mesmos devem ser instalados e devem utilizar materiais que garantam que a instalação irá ter o tempo de vida útil estipulado no período determinado.


 

Este conteúdo é parte do compromisso da Forbee Engenharia de descomplicar a Engenharia Civil para os brasileiros. Ainda não conhece a Forbee? Saiba mais sobre nossas soluções e nossa história aqui.



Sobre a autora


Carla Heinzen é formada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Se especializou em Prevenção contra Incêndio e Pânico (área pela qual é apaixonada) e em Estruturas de Concreto. Atualmente é diretora do time de Engenharia da Forbee.



0 comentário
bottom of page