top of page
Foto do escritorEngenheira Especialista Carla Heinzen

Vícios, Defeitos e Danos na Construção Civil

Atualizado: 10 de dez. de 2020


Você sabia que problemas detectados em imóveis podem ser reivindicados?


A falta de atendimento as normas, a má qualidade dos materiais utilizados, a má qualidade de mão-de-obra em conjunto com a negligência podem gerar vícios e defeitos construtivos, gerando consequências aos ocupantes e proprietários de uma edificação.


Grande parte das situações problemáticas verificadas em edificações é gerada pela negligência dos gestores. Conforme o Art. 18 do código de defesa do consumidor, é possível reivindicar abatimento do preço ou desistir da compra do imóvel que está impróprio para o uso ou que diminui o seu valor, desde que o consumidor não tenha exigido que o vício seja reparado e que ele não tenha sido resolvido no prazo de 7 e 180 dias, conforme acordado entre as partes.



Você sabia que a desobediência as normas da ABNT são uma infração legal?


Qualquer projeto ou execução de obras na construção civil deve respeitar as normas da ABNT, e o não cumprimento da norma torna-se uma infração que pode resultar em sanções cabíveis.



O que são vícios construtivos?


São anomalias da construção civil que tornam o imóvel inadequado, podendo fazer com que um produto não funcione, funcione mal, diminuam o seu valor, e façam com que as características de funcionamento sejam insuficientes ou inadequadas, tornando a qualidade da obra diferente da qualidade prometida, o que causa transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor.


Estes vícios podem ser definidos como vícios aparentes e vícios ocultos.

  • Vícios aparentes: Vícios aparentes são considerados aqueles que são possíveis de constatar com facilidade e são notados na entrega do imóvel ou a partir do uso da edificação.

  • Vícios ocultos: são aqueles que não podem ser notados com facilidade, e muitas vezes só aparecem após algum tempo de uso. Este tipo de vício diminui o valor da edificação ou a torna imprópria para o uso do qual foi destinado. Ou seja, vícios que não podem ser vistos e que se tivessem sido notados poderiam ter gerado descontos no valor do imóvel.



O que são defeitos?


  • Defeitos: São falhas que podem afetar a saúde e a segurança do consumidor, decorrentes de falhas do projeto e/ou execução do serviço.

Exemplos de vícios e defeitos


  1. Infiltrações (saiba mais);

  2. Mofo;

  3. Vazamentos;

  4. Rachaduras;

  5. Manchas;

  6. Descolamentos.

Cômodo com problemas de desplacamento, rachaduras, fissuras, esquadrias danificadas, irregularidades e alvenaria a mostra.


Todos os imóveis possuem uma garantia obrigatória segundo a Lei


A partir da constatação de um vício ou um defeito, o proprietário de um imóvel possui o direito de reivindicar a resolução dos problemas constatados. A partir da data de entrega das chaves da edificação, o consumidor possui 90 dias para realizar a reclamação dos vícios ou defeitos.


Em casos de vícios ocultos, o prazo de 90 dias para a reclamação começa a contar a partir do momento em que a falha é constatada, e após a constatação, o prazo pode ser estendido em até 5 anos a partir da data de entrega da obra.


 

Este conteúdo é parte do compromisso da Forbee Engenharia de descomplicar a Engenharia Civil para os brasileiros. Ainda não conhece a Forbee? Saiba mais sobre nossas soluções e nossa história aqui.



Sobre a autora


Carla Heinzen é formada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Assis Gurgacz. Se especializou em Prevenção contra Incêndio e Pânico (área pela qual é apaixonada) e em Estruturas de Concreto. Atualmente é diretora do time de Engenharia da Forbee.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page